Jump to content











Photo
* * * - - 1 votes

Ajuda a fazer boot em portatil com o tftpd32


  • Please log in to reply
7 replies to this topic

#1 Tiago Sousa

Tiago Sousa
  • Members
  • 5 posts
  •  
    Portugal

Posted 28 March 2008 - 11:42 AM

Boas pessoal.

Sou novo aqui no forum e ainda mais novo na área do boot.
Quero desde ja agradecer a prontificação e rapidez da ajuda do Nuno Brito e da sua preocupação em ajudar os outros, indicando-me o forum para que mais pessoas possam ajudar resolver o meu problema e aprender com o mesmo.


É o seguinte, eu tenho um portatil para arranjar, mas o dito portatil tem que ser formatado, mas não tem drive de disquetes e a drive de CD's avariou.
Tem uma drive externa por USB (ou seja, quando o PC inicia não arranca por CD porque o disco HDD não e detectado, pois precisa de ser formatado).
Estou a tentar formata-lo através de rede, usando o tftpd32, mas estou com problemas em fazer o boot no portatil.
O portatil recebe IP, mas depois da um erro do tftp. Umas vezes diz "file not found", outras diz "file too big for memory" ou "tftp time out".

Cumprimentos e se alguem tiver a paciencia de traduzir o meu texto e meter na parte do forum em ingles eu agradecia imenso, pois o meu inglês escrito não é lá muito bom. :D :thumbsup: :tabletalk:


Portatil:
-Compaq Evo N600c e prentendo implementar qualquer windows, apenas para formatar qualquer coisa serve, tenho aqui disponivel o WinXP, 2003 server, Me.

PC:
- Home made, e estou a usar cm OS o Win 2003 server.

#2 Brito

Brito

    Platinum Member

  • .script developer
  • 10616 posts
  • Location:boot.wim
  • Interests:I'm just a quiet simple person with a very quiet simple life living one day at a time..
  •  
    European Union

Posted 28 March 2008 - 12:24 PM

Olá Tiago!

É possível ajudar-te a arrancar essa máquina através do protocolo PXE mas não irá provavelmente resolver o problema que colocas.

Se o a drive de CD's funciona como ponto de arranque do computador e não consegues reconhecer o disco então é bem capaz de ser um problema de falta de drivers.

Encontrei mais detalhes sobre a tua máquina aqui:
http://h18000.www1.h.../10886_div.HTML

E vejo que possivelmente usa uma drive do tipo ATA-5.

Recomendo-te a criar um CD do windows que contenha os drivers mais recentes que podes incluir através do driverpacks --> http://driverpacks.net

Ou em alternative ao link acima mencionado, eu também criei um pequeno projecto para criar um destes XP's com todo o tipo de drivers através do driverpacks, encontra-lo neste tópico: http://www.boot-land...?showtopic=3651


Se o tentares, recomendo a que desactives os scripts da pasta chamada "nLite" a menos que queiras instalar este programa (não é necessário para aquilo que precisas).

A tua drive de CD's também permite ler DVD's?


--------------

Com sorte isto deve ser aquilo que precisas para reinstalar o windows - se quiseres continuar com experiências acerca do PXE também podemos depois avançar para essa matéria.

:thumbsup:

#3 Tiago Sousa

Tiago Sousa
  • Members
  • 5 posts
  •  
    Portugal

Posted 28 March 2008 - 12:50 PM

Hum, posso estar errado mas acho que não me expliquei bem. O portatil tem a drive de Cd's estragada e a pessoa em alternativa meteu uma drive externa que liga por USB, o USB por norma so liga depois de o disco arrancar com o windows, logo essa drive fica incapassitada.

O ponto de arranque do portatil tanto pode ser disco, como network como Cd (esta opção está fora de questão pois a drive esta estragada).


Vou usar o programa que criaste, mas tens que me explicar como de desactiva o "nLite".
Sendo assim qual é o ficheiro de boot que meto no tftdp32??? é que tambem julgo ter as configurações do mesmo erradas.


A drive de Cd's do computador (servidor) não lê DVD's, mas isso se for necessário tambem se arranja, drives é o que não falta para aqui, o problema é que para este portatil não arranjo devido a idade do mesmo, e como tal tenho k fazer o boot atraves de network.

Abraço

#4 Brito

Brito

    Platinum Member

  • .script developer
  • 10616 posts
  • Location:boot.wim
  • Interests:I'm just a quiet simple person with a very quiet simple life living one day at a time..
  •  
    European Union

Posted 28 March 2008 - 01:33 PM

Geralmente é possível arrancar mesmo com drives de CD-ROM por USB.

Para desactivar o scripts do nLite é muito simples, abres o programa e encontras uma pasta chamadas "nlite" onde podes desligar estes componentes para não serem incluídos no projecto.

Posted Image

-------

Outra opção é criar uma pendisk de arranque.

O processo envolve mais passos mas torna-se em última alternativa o caminho para também criar uma imagem compatível com PXE.


boa sorte! :thumbsup:

#5 Tiago Sousa

Tiago Sousa
  • Members
  • 5 posts
  •  
    Portugal

Posted 28 March 2008 - 03:28 PM

Nuno, a minha duvida continua a ser como faço o boot no portatil, tipo, como envio o file po portatil???

é que eu tenho quase a certeza que as configurações do tftpd32 estão mal feitas, se podesses dar uma ajuda nesse aspecto. :S.

ou então como se mete o PC a arrancar por USB??? assim tronava tudo mais facil, pois ligava directamente ao disco externo.

Já agora, como se cria uma pendisk d arranque??


Abraço e desculpa la o massacre, mas não percebo mesmo nada desta área de boots, e quanto mais leio, mais confuso fico porque começo a misturar ideias. :S.

#6 Tiago Sousa

Tiago Sousa
  • Members
  • 5 posts
  •  
    Portugal

Posted 28 March 2008 - 03:31 PM

Pois, tal como calculava a bios não tem a opção de arranque por USB.
Só ethernet, multibay (drive de CD's que está avariada) e disco rigido (que precisa de ser formatado).

ou seja, terá que ser mesmo por rede.

#7 Tiago Sousa

Tiago Sousa
  • Members
  • 5 posts
  •  
    Portugal

Posted 31 March 2008 - 10:01 AM

va la pessoal, uma ajudinha. =(

#8 Brito

Brito

    Platinum Member

  • .script developer
  • 10616 posts
  • Location:boot.wim
  • Interests:I'm just a quiet simple person with a very quiet simple life living one day at a time..
  •  
    European Union

Posted 31 March 2008 - 10:29 AM

Peço desculpa pela demora na minha resposta, eu nem tinha reparado que já tinhas respondido no dia 28.

----

Se calhar a melhor solução neste caso é instalar o XP usando uma pendisk.

Encontras um tutorial aqui: http://www.msfn.org/...SB-t111406.html


Ou usando o projecto winner: http://winner.windowsdream.com/


----

Crias pendisks USB usando PEtoUSB --> http://gocoding.com

:thumbsup:




0 user(s) are reading this topic

0 members, 0 guests, 0 anonymous users